Quando um casal oficializa sua união – um namoro, por exemplo – significa abrir mão de uma vida por uma nova. Só que, antes desta vida nova, ambos tinham uma rotina e vida social. Nelas existiam várias histórias, aventuras, causos secretos e amizades coloridas.
Em um relacionamento é natural que a rotina mude quando se escolhe dedicar-se a uma única pessoa. Nem todos pensam assim pois algumas pessoas tem uma grande dificuldade de desapegar da vida social agitada. E quem não desapega leva junto para a relação situações mal resolvidas.
Nos círculos de amigos sempre existe aquele encontro casual, a famosa amizade colorida. Amizades coloridas são cheias de considerações. É o melhor amigo do universo que sempre te escutava, entendia, conhecia melhor que sua mãe, um ombro amigo e aquele que “matava sua sede”. Amigos assim muitas vezes são deixados em segredo para que não seja preciso uma intervenção mais dura para não magoar e assim perder o contato.
Então, onde fica aquela famosa frase que não existe segredo pra quem se ama? Situações assim passam a ser omissão pois ninguém quer se ferir por se tratar de um amigo que foi importante antes. Na nova realidade se entende que isso não cabe mais porque agora você tem tudo isso em uma única pessoa. Sendo assim até onde vale a pena perder sua paz deixando o celular no silencioso, usar o horário de almoço do trabalho ou ter um encontro as escuras só pra manter contato arriscando seu relacionamento?
Segredos na relação tem um preço alto
Podemos colocar nessa história qualquer sujeito além de um amigo. Pode ser alguém que conheceu no ônibus, uma relação mal terminada, um colega “especial” de trabalho, um vizinho querido que mora sozinho. De qualquer forma vemos que o provável medo de magoar é maior que o medo de perder aquele que acreditou nas suas palavras de fidelidade.
Portanto, toda a amizade deve ser preservada, mas ter uma grande consideração por um amigo muito próximo também deve. Igualmente, também, todos tem grande importância para nós, mas precisamos colocar cada um no seu devido lugar. Não precisamos colocar em cheque a confiança do companheiro pois o prejuízo pode ser irreparável. Então uma conversa franca sempre será o melhor caminho para romper correntes atadas ao passado. Ancorada ao presente na sua relação ainda é a melhor garantia de uma vida recheada de felicidade.
Nenhum segredo, omissão, mentira vale a perda de sua paz. Vivemos em um mundo conectado e precisamos mostrar que nossa convicção de sermos autênticos vale mais que uma aventura, seja digital ou real. Todas nossas escolhas tem um preço e cabe a nós saber se podemos ou não pagar. A dor da verdade pode doer por um tempo, mas a mentira é pra vida toda.
Paz e Luz para todos! Até a próxima.
Conheça nossa página no Facebook – Na Companhia do Café
Deixe um comentário