A Saudade: Ausência dos Momentos Lá do Passado

A Saudade: Ausência dos Momentos Lá do Passado

Tempo de leitura: 2 minutos

É na saudade, que se revive as memorias doces e ternas. Trazidas num piscar de olhos, num flash, mais rápido que a velocidade da luz. A saudade pode ter dois lados: O lado ruim que pode ter gosto amargo e dói na alma. Desinquieta a cabeça de quem não tem como reviver mais aqueles momentos.  E o lado bom quando a cabeça tende a trabalhar e criar meios de transformar essa palavra triste, num sinônimo de “final feliz”.

 

Quando a saudade não aprisiona corações ao passado, não é tão ruim assim. Às vezes, é a prova de que lá atrás valeu a pena.  Ela está nas pétalas daquela rosa perfumada, que foi guardada por entre as páginas de um livro da estante. Está numa foto perdida, numa gaveta do criado mudo. Está na reflexão ao escutar a letra de uma música que fala por si.

Ela representa momentos vividos intensamente

A saudade é o amor que fica. É a alma dizendo para onde ela quer voltar. É quando o amor pede companhia. Está na lembrança ao passar em lugares por onde se passou de mãos dadas com a felicidade. Está no objeto que traz a lembrança daquele dia que foi entregue. São as recordações, as provas de amor, de afeto e gratidão.

Está nas pequenas coisas e sensações

A saudade não tem braços, mas te aperta um bocado. Está naquele abraço, no último olhar, na despedida na rodoviária. Ela é um vazio, cheio de tudo. Está na lágrima que desliza pelo rosto, ao cheirar aquela camiseta que ficou esquecida no encosto da cadeira fazendo voltar como um portal do tempo a pessoa que a vestia. Da mesma forma está naquele perfume com cheiro gostoso, único e inesquecível que só aquela pessoa tem.

Início, meio e…

A saudade nunca tem um ponto final e, sim, reticências… Por isso é mais do que ausência, é a vontade da presença. É algo que se sente de alguém ausente, porém muito presente do lado esquerdo do peito. A morada da saudade se chama memória, uma cabana pequenina em um canto do coração. Enquanto ele está no sabor daquele tempero especial da comida dele(a), que só de lembrar dá água na boca.

Já dizia o poeta: Saudade é aquilo que fica, daquilo que não ficou. Valorize enquanto tem, pois saudade não trás ninguém de volta. Portanto viva intensamente cada momento e agradeça a Deus por cada dia vivido pois é o seu legado de vida que deixas para trás.

Fiquem com Deus

Conheça nossa página no Facebook – Na Companhia do Café

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Utilizamos cookies para melhorar a facilidade de uso do site. Através de sua visita, você concorda com isso.

Pin It on Pinterest