Passado: Porque Você Se Apega a Ele?

Passado: Porque Você Se Apega a Ele?

Tempo de leitura: 3 minutos

Quem vive de passado é museu, isso é verdade! Mas e quando somos assombrados pelo nosso passado? O que fazer? Quando a saudade bate você tenta colocar um fim nela dizendo para si mesmo: Acabou! Bola pra frente! Mesmo assim em menos de 1 minuto tudo de novo. Somos testados pelo apego ou apreço, ou até mesmo um resto de carinho.

Quando um relacionamento termina acreditamos que no outro dia tudo é paz porque alguém quis aquilo. Seja você ou outra pessoa que optou pelo término, não importa. Alguém quis a paz, e essa no final não veio. Fazem meses que tudo acabou mas a rotina de um solteiro custa a pegar no tranco. Mesmo que você já tenha assumido de uma vez por todas de que não terá volta sente que algo está faltando.

Seja no café da manhã, almoço, janta, hora do banho, não importa. A lembrança vem e você quer ser forte com determinação mas o aperto no peito é inevitável. Todas são as fases em que passamos quando um relacionamento termina. Porque você se despediu da pessoa mas não das suas lembranças. Às vezes até um perfume te transporta para uma lembrança com quem você hoje não está mais.

Nos questionamos o tempo todo tentando entender o porque, apesar de tudo o que aconteceu, ainda pensamos no passado. Uma rua, uma esquina, uma marca de perfume, uma música são algumas das lembranças que mais marcaram e que depois de tanto tempo ainda assombram nosso dia a dia.

Um simples pôr-do-sol ficou mais triste como se estivesse assistindo o fim do que um dia foi o melhor capítulo da sua vida. Caminhar no centro da cidade passou a ser uma aventura na busca de algo que talvez acreditou que seria fácil apagar de sua memória. Só você é capaz de ou apagar, ou enterrar bem fundo. Basta ver quem está no seu presente agora.

Porque você se apega ao passado se o protagonista dele não quis estar no seu presente?

Não importa quais foram as razões de hoje não haver ninguém para acompanhar sua caminhada de final de dia tomando um chimarrão. Importa, sim, é entender o porque só você quis manter essa chama viva dentro do seu coração.

Em primeiro lugar é importante lembrar que voltar atrás pode ser um risco bom ou ruim pois existe um motivo para esse alguém não estar com você hoje. Em segundo lugar é ter em mente que ninguém muda sua essência, apenas o superficial pois jamais deixamos de ser nós mesmos para sermos melhores para alguém.

Uma vez que estamos sozinhos temos a oportunidade de começar do zero uma relação. O tempo passou e as feridas estão curadas, o que fica são as cicatrizes. Dessa forma evitamos cometer os mesmos erros bastando lembrar das marcas do passado.

A menos que valha a pena, voltar para o passado sempre será uma aventura incerta. Apenas lembre-se de que, acima de tudo, seus sentimentos e integridade devem estar sempre em primeiro lugar. Nem toda a volta é uma reprise do conto de fadas lá no início quando se conheceram. É começar do zero, conhecer de novo com novas promessas e novas idéias.

 

Paz e Luz para todos! Até a próxima.
Conheça nossa página no Facebook – Na Companhia do Café

Comentários

Uma resposta para “Passado: Porque Você Se Apega a Ele?”

  1. Avatar de aramis
    aramis

    Olha , até o mais longo dos invernos , um dia termina .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Utilizamos cookies para melhorar a facilidade de uso do site. Através de sua visita, você concorda com isso.

Pin It on Pinterest