Silenciar sentimentos é calar a voz do seu coração. Em tempos que as pessoas estão cada vez mais sensíveis devemos nos policiar para nunca magoar.Silenciar, calar, chorar por dentro pode causar feridas muito mais dolorosas do que explodir e botar para fora. Aquele que costuma se calar e guarda para si tem um limite que poucos conhecem. O preço desse silêncio é alto quando esse limite é atingido.
Deixar para depois, de lado, pra outra hora só fará a ferida ficar mais aberta e por conta deste desleixo a mágoa demorará mais a curar. Uma palavra dita de forma áspera, uma resposta curta e grosseira, todas são atitudes que somadas tem um valor enorme para quem sofre em silêncio. Quem ignora uma discussão não estava se fazendo de surdo mas escutando atentamente a tudo.
Seu café está frio, a camisa foi mal passada ou a roupa mal lavada? Pergunte-se se as causas destes incidentes não foi você mesmo. Questione-se porque antes isso nunca acontecera e agora está mais frequente. Um gesto impensado que deixou passar despercebido pode ser a causa desse comportamento.
Ferir os sentimentos de alguém pode amargurar uma cura que pode nunca existir.
Revidar uma reclamação sem argumentos válidos por não querer seu ego ferido acreditando que esta atitude não significa nada é pior que uma agressão física. Episódios assim que se repetem na vida de um casal o que escolhe se silenciar continua somando até que um dia explode. Tudo se resume em uma triste cena que ninguém espera numa relação.
Saber escolher cada palavra não custa nada na busca de uma conversa franca e pacífica. E mesmo que ela venha a explodir manter o controle é muito importante. Afinal não deixa de ser um caminhão descarregando toneladas de coisas antes ignoradas. Saber escutar quem está desabafando é importante para que saibamos tudo o que erramos até ali.
Chega o momento em que nós temos que silenciar e passar a escutar.
Não basta assumir o erro, mas ter sabedoria em escutar tudo em silêncio da mesma forma como ela fez todo esse tempo. Será o primeiro sinal positivo de quem quer reconquistar um coração machucado e com muitas cicatrizes. Enquanto desabafa não será uma pessoa carinhosa e sim alguém que segurou um mundo de situações desagradáveis a ela enquanto para quem as criou não eram. Sentimento de raiva reprimidos por muito tempo sendo postos para fora e é nessa hora que o ideal é não falar nada.
Quando não temos nada a dizer o ideal é o silêncio e esse é o que vale ouro. Você não discorda, mas também não concorda porque em uma conversa para não virar uma discussão o certo é deixar a cabeça esfriar. Atitudes assim são mais sábias do que seguir adiante algo predestinado a dar errado. Querer vencer pontos de vista diferentes com os nervos a flor da pele é uma conversa que não terminará bem.
O ruim do coração não é amar alguém. É amar alguém e não poder expressar seus sentimentos.
J.Arthur
Preserve quem sofre em silêncio porque o preço é uma ferida dentro dela por uma guerra que não tem vencedores. Todos perdem por terem seus limites atingidos e como consequência o corpo e a mente respondem com várias doenças. Atitudes sábias no esforço para remediar situações desagradáveis nos tornam pessoas agregadoras de boas energias. Devemos ser um imã para atrair sempre quem gostamos para nós.
Paz e luz para todos! Até a próxima!
Conheça nossa página no Facebook – Na Companhia do Café
Deixe um comentário