No decorrer dos anos que se passam em uma relação conhecemos vários pontos, positivos e negativos, de nosso parceiro. Passamos a conhecer seus limites, seus pontos fracos, qualidades e defeitos. Naturalmente que, em muitos momentos, por conta do sentimento, tomamos certos cuidados quando a hora que precisamos conversar chega. Isso é parte de um todo quando o assunto é a relação a dois.
Uma conversa não é um caminhão de entulhos
São infinitas as formas de se aproximar do parceiro para conversar sobre um determinado assunto delicado, seja financeiro, sentimental ou familiar. Assim como existe hora pra tudo, o momento de conversar não é diferente. Entretanto, existem alguns erros que muitos casais comentem e é extremamente importante evitá-los. O mais comum deles é o acumulador. Muitas vezes um dos parceiros faz de tudo para evitar uma briga desnecessária é natural que ele se esforce para não causar um atrito com o seu parceiro. Desta forma ele deixa pra contar tudo de uma vez só, como se despejasse um caminhão de areia em um pequeno copo. É uma atitude muito arriscada pois é informação demais e no fim pode ser que não seja compreendida.
Conversar é um diálogo e não uma cobrança
Cada assunto precisa ter seu momento certo e o melhor momento é o “quanto antes”. Se algo aconteceu e te chateou, mas o seu companheiro não se deu conta na mesma hora, não espere só “o melhor momento”. Escolha um horário, disponibilidade ou um dia em que sabe que tanto você quanto ele estão numa boa e dispostos a conversar. Evite conversar na cama, na hora de dormir ou no início do dia, antes de ir para o trabalho. Deixar para última hora ou para falar tudo de uma vez pode gerar um desgaste totalmente desnecessário e apenas fará uma ferida em alguém que, até aquele momento, pensou estar tudo bem.
Colocando tudo em pratos limpos
A hora de conversar com o parceiro é um dos momentos chave da relação. É quando realmente conhecemos a pessoa em que investimos nosso tempo, saúde, alma. Saber quando colocamos em prática promessas lá do início do relacionamento sobre tolerar, confiar, ceder. Entretanto, é importante saber colocar na mesa todas as dúvidas e angústias sem medo do outro simplesmente se levantar da cadeira e ir embora. Da mesma forma é importante saber ouvir com o coração e a razão e, ainda, admitir que está errado se desculpando ou mostrando que está certo sem ser arrogante. Colocar tudo em pratos limpos é não deixar nada para trás.
A conversa a dois é a busca do equilíbrio na relação onde duas pessoas acreditam que ela vale a pena. Não basta só saber o momento certo, mas entender que é necessário e que não vale a pena deixar para depois. Porque como tudo na vida, o depois pode ser tarde demais.
Paz e Luz para todos! Até a próxima.
Conheça nossa página no Facebook – Na Companhia do Café
Deixe um comentário