Perdoe sempre seus inimigos, não há nada que eles odeiem mais. Uma citação de Oscar Wilde para começar dizendo que não há ninguém que passe na vida da gente e não nos ensine alguma coisa. Quando encerramos uma etapa de nossa vida com alguém temos o melhor exemplo de um amplo pacote de ensinamentos. Se nos fez bem ou nos fez mal, não importa. Ela ajudou você a subir mais um degrau da escada da evolução.
Uma etapa vencida nunca vai dizer a você que perdeu, mas sim errou e acertou. Muitas vezes persistimos em algo pois não nos damos por vencidos, mas tem um detalhe nesse ponto em que aprendemos a perdoar. A nós mesmos e aos outros. Seu amigo, chefe, irmão, cobrador de ônibus e porque não dizer alguém que você amou? Esse último aprendemos a perdoar muitas e muitas vezes por acreditarmos que amadurecemos e não apenas persistimos. Amadurecer no ato de ser, existir e amar.
Com os erros, acertos, decepções e alegrias a gente vai amadurecendo e engrandecendo o que somos por dentro. Isso tudo é parte de nosso aprendizado aqui na terra. E de tudo isso vão ficando as marcas, aquelas que vão nos acompanhar o resto da caminhada para nos ajudar a lembrar a nunca mais passar pelo mesmo erro. Mas se passar, não lamente, perdoe-se.
Não lamente os momentos ruins, tristes e não condene aquelas pessoas que passaram sem deixar nada de bom, perdoe. Afinal cada um oferece o que tem e nós, para essas pessoas, ofertamos o nosso melhor. Porque no fim estamos todos aqui para fazermos a diferença. E se não houve retribuição no mesmo nível que oferecemos não condene, agradeça, mas também perdoe. Seja grato pelo tempo de convivência mesmo que não tenham lhe dado o devido valor, a culpa não foi sua. A mágoa é um sentimento ruim pra toda a eternidade.
A etapas da vida são como as escadas para felicidade. Então, perdoe porque as pessoas são como os degraus. Cada uma lhe fazendo bem ou mal sempre impusionará você para cima.
Existiram situações que nos deixamos derrubar, sentamos num canto e nos perguntamos: Onde foi que eu errei? Não, você não errou. Aprendeu. Sendo assim, perdoe-se. Até os mais sábios e calejados sabem o que são aquelas cicatrizes para cada etapa vencida, são bons exemplos a serem seguidos. Todos sofremos constantes mudanças, é o que chamamos de evolução, uma construção da pessoa que somos hoje.
Abram os olhos e percebam que tudo que o que passou pode sempre se tirar o melhor. Não importa que tenha sido a sua pior experiência. Temos, também, que aprender a nos perdoar nos momentos em que nos doamos demais quando estávamos emocionalmente vulneráveis. Quando um relacionamento onde fomos consumidos, deteriorados ou explorados termina agradeça porque nem todo mundo tem a mesma chance de recomeçar do zero.
Se refaça, respire fundo, sacuda a poeira, mas acima de tudo perdoe. Absorva as novas energias purificadas desta nova etapa, envolva-se de paz para atrair o que há de bom a sua volta. Existe um mundo lá fora esperando você para desafiá-lo mais uma vez. Então, vá a luta! E lembre de não só perdoar, seja sempre grato!
Paz e luz a todos! Até a próxima.
Conheça nossa página no Facebook – Na Companhia do Café
Deixe um comentário