Amor Vazio – A Burocracia dos Relacionamentos Atuais

Amor Vazio – A Burocracia dos Relacionamentos Atuais

Tempo de leitura: 5 minutos

Em um mundo conectado, onde redes sociais e apps de namoro imperam, se relacionar ficou mais “burocrático”. Com o passar dos tempos, se relacionar passou a ser algo mais difícil ou, por assim dizer, mais trabalhoso? Nem mesmo as agências de relacionamento dão conta de tantos clientes exigentes com uma lista interminável de pré-requisitos. Na sua maioria, solteiros não irão abrir mão da sua liberdade e da sua “paz”, mas também não querem ficar sem um parceiro.

Sem pressão, estar solteiro está perto de virar moda ou até, quem sabe, uma febre. A taxa de natalidade caindo e os pedidos de divórcios aumentando nos faz refletir nos dias de hoje. “Vale a pena se relacionar ainda? Até que ponto estou disposto a ceder parte de um espaço conquistado com tanto custo e suor?” perguntam pessoas que hoje moram sozinhas, tem suas carreiras, bons carros e apartamento de andar inteiro com piscina no terraço.

Tecnologias Sociais

São tempos de um mundo conectado, menor, muito pequeno a ponto de caber na palma da sua mão. Tempos em que trocar de parceiro é como trocar de roupa. Amar virou uma ficção e fidelidade passou a ser uma utopia. Casar agora é coisa de nossos pais porque para muitos a monogamia é como uma prisão. As academias, hoje, estão abarrotadas de pessoas que cultuam seus próprios corpos no espelho como um troféu pelo investimento de milhares de Reais apenas para colecionar seguidores no Instagram e colecionar likes. “Use meu cupom de desconto no seu Whey Protein e me siga para mais dicas para deixar seu corpo como o meu!!” berra um influencer exibindo seu tanquinho enquanto um número ao lado de um coração não para de subir.

Apesar da existência das redes sociais, ainda existe muitas pessoas que se dizem estar insatisfeitas em estarem solteiras. Entretanto, ao serem questionadas, dizem não estar com pressa e que opção existe, mas não quer se amarrar agora. Outras dizem que gostam da “liberdade”, que não precisam dar satisfação pra ninguém e que, quando está na carência, basta um “zap” que resolve o problema. Porém, a pior de todas, são as que não querem se prender a ninguém porque gosta de curtir. Que são belos demais para estar com uma pessoa só e que seus corpos saíram caros demais para estar com um só. Nessa hora, a vontade de fazer de conta que não existe aplicativos de namoro e redes sociais fala mais alto.

Apps de Namoro

Os apps de namoro vieram como uma solução adicional em relação às redes sociais. Com, apenas, um único objetivo – embora alguns tenham a opção Novas Amizades – de conhecer um parceiro para a vida ou a noite, os apps de namoro são, para muitos, um cardápio humano (Mas e o Instagram?). Mas qual a outra forma das pessoas mostrarem o que tem a “oferecer” senão fotos que só dizem a elas? Não tirando, totalmente, a razão de quem tem essa opinião, é fato que alguns perfis apelam para o exagero na sua “publicidade”.

Um perfil normal mostra algumas fotos da sua rotina, de como ele é de corpo inteiro, se tem todos os dentes e era só. Entretanto, alguns vários mostram mais do que isso e é onde temos o famoso apelido de Cardápio Humano. Não importa qual, seja o Tinder, Happn ou Badoo, qualquer um segue o modelo de negócio do outro. O importante é estar com a mente, o espírito e o estômago prontos para o que virá na próxima deslizada para a esquerda ou para a direita.

Quem vai ler???

Muitos que estão nos apps de namoro ou até mesmo nos app de redes sociais cobiçam o que estão que estão vendo. Na sua maioria desejam o que está sendo exibido na tela, não importa o que seja. No momento em que a imagem surge na tela do celular, um enxurrada de pensamentos vem a cabeça. Mas, nos apps de namoro, isso vai muito além. Você tem um perfil muito bem elaborado, com fotos, texto e todas as opções marcadas dignas de alguém que sabe o que quer e o que não quer. Entretanto o aplicativo não permite mais informações detalhadas das suas características e do que você você busca. É porque existe uma razão para isso: Quem vai ler???

90% de quem está nesses apps são pessoas que buscam o que agrada aos olhos e não ao coração. E o pior é que estão pouco se importando com o que VOCÊ busca e dá match pelo que ele só vê e só se dá conta disso depois de horas de conversa. Tempo perdido, oportunidades perdidas e dedos cansados de digitar. Mas não são só estas pessoas que são o problema da dificuldade encontrar alguém por aplicativo, você também tem uma boa parcela desse problema.

Muitas Exigências, Pouco Propósito

No aplicativo existe um filtro muito simples e abrangente demais e você já tem estipulado um filtro que não passa nem wi-fi. É questão física, financeira, familiar, psicológica, etc, mas, esquece que, nestes aplicativos, além dos robôs e perfis fake, existem pessoas que tem dificuldade na vida real o que acreditam encontrar nos apps. Pessoas de vidas simples, humildes, separadas, viúvas e outras características que, lá fora, você deixaria ignoraria. No aplicativo todos são o que quiserem ser porque foto e texto aceita tudo. Muitas exigências, pouco propósito para o aplicativo e logo fica sem opções. O que está errado? O aplicativo ou você?

Parceiro Perfeito ou Amor de Verdade?

E fica a questão que diz: “Estou buscando um amor perfeito ou amor real?” Será que tantas exigências assim não estão impedindo de encontrar alguém que supra tantas vontades? Será que não está buscando um parceiro igual ao que um dia conheceu lá na sua adolescência? Relacionamentos de verdade vem de uma construção desde a base com uma história de amizade, confiança, fidelidade, honestidade e entrega. Não significa que não encontrará o parceiro que busca, mas aceite que sua lista de pré-requisitos, extensa como ela é, fará com que a espera seja tão grande quanto ela.

 

Paz e Luz para todos! Até a próxima.

Conheça nossa página no Facebook – Na Companhia do Café

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Utilizamos cookies para melhorar a facilidade de uso do site. Através de sua visita, você concorda com isso.

Pin It on Pinterest